15 de ago. de 2010

Sobre Cat Stevens

.

Sobre Cat Stevens

De ascendência grega, nascido na capital inglesa, Londres, em 1948, o cantor e compositor Cat Stevens costura canções de tendência folk, tendo se tornado um ícone do gênero.

Oh very Young, Moonshadow, Father and son, Old school yard e I love my dog despontam entre suas cativantes canções. Cantor e compositor de bons recursos, embora opte por caminhos musicais geralmente mais simples, Cat Stevens coleciona uma numerosa e exigente legião de seguidores e fãs.

Em 1978, todavia, abandonou o mundo da música, convertendo-se ao universo islã – o que o tornaria persona non grata dentro dos EUA e de Israel, onde sua presença não era tolerada. Em seu álbum Isitso, porém, Cat Stevens já prenunciava seu afastamento na bela canção I never wanted to be a star (em que confessava categoricamente que jamais pretendera tornar-se uma estrela).

Três décadas depois, porém, o velho Stevens retorna, ainda que timidamente, atendendo pelo nome de Yusuf Islam. Para tal, montou uma espécie de Café do Yusuf, no qual toca em companhia do filho, violonista e guitarrista. E vez em quando recebe convidados do mundo da música. Recentemente, o compositor paulista Renato Teixeira fez versão de Father and son, traduzindo literalmente o título original. Além disso, Yusuf gravou algumas canções suas em releituras geniais e sensíveis, inclusive ao lado de nomes como Peter Gabriel, o ex-líder do grupo Gênesis, que passou a ser liderado após sua saída, ainda nos anos 70, pelo compositor Phil Collins.


.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alvarooooooo! Eu adoro Cat Stevens! Até postei no Alquimia!!!!
Brigadão junto com um bjão!!!!
Tê!